Ansiedade e Stress
- Miguel Branco
- 22 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

Distúrbios de stress e ansiedade incluem o transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e stress pós-traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007). Estes distúrbios podem ser crónicos, e causar incapacidades e prejuízos importantes na qualidade de vida da pessoa, se não tratada (NICE 2007). Outros distúrbios e sintomas comuns como preocupação excessiva, transtornos de sono, irritabilidade e baixa concentração, ansiedade, podem resultar em sintomas físicos como excesso de suor, náuseas, diarreia, boca seca, palpitações, fadiga, tontura, e tensões musculares (American Psychiatric Association 2000).
Possíveis distúrbios físicos:
Dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insónia, aumento da frequência cardíaca, alergias, distúrbio do sono, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, síndrome de colo irritável, cistite, dermatoses e esgotamento físico.
Possíveis distúrbios psicológicos:
Apatia, memória fraca, alteração de comportamento, desmotivação, agressividade, irritabilidade, intolerância, instabilidade emocional e ansiedade.
Causas:
Mudanças bruscas de hábitos;
Dificuldade de adaptação a uma nova realidade;
Quebra de rotina;
Ambiente agitados e barulhentos;
Distúrbios psíquicos prévios;
Efeitos:
Aumento ou perda de peso drástico;
Prevalência para o consumo de drogas lícitas ou ilícitas;
Cefaleias frequentes;
Transtornos sexuais;
Perda ou baixa auto-estima;
Insónia;
Cansaço extremo;
Potencial de Doenças causadas pela continua ansiedade e stress:
Gastrite,
Colite;
Enxaqueca,
Alergias
Arritmias
TRATAMENTOS:
MASSAGEM TUI-NA
As técnicas usadas são normalmente intensas, uma vez que pretende desencadear processos auto-regeneradores, imunitários e analgésicos em quem o recebe. Entre outras funcionalidades, interfere positivamente na recuperação da mobilidade articular, na redução de espasmos e inflamações, no fortalecimento da energia orgânica, e na actividade metabólica.
SUECA
Proporciona relaxamento físico e mental que utiliza óleos de qualidade, numa sequência de movimentos globais e específicos. A utilização de óleos perfumados com óleos essenciais favorece a arte do contacto e contribui para a fluidez da massagem e o relaxamento.
Estes movimentos, envolventes e contínuos, ajudam a abrir a mente e a ter mais consciência do corpo. Progressivamente, a intensidade dos movimentos ajuda a diminuir as tensões musculares.
AYURVEDA
A massagem reflecte-se em toques profundos com as mãos, cotovelos e pés com o objectivo do realinhamento da postura, aliviando as tensões físicas. Como resultado disso há um fortalecimento do sistema imunológico e uma drástica redução nos níveis de stress e de depressão. Essa variedade de alongamentos resulta, também, numa flexibilidade maior do corpo, melhorando as articulações e permitindo a livre circulação da energia vital. O efeito terapêutico no corpo físico acaba também se estendendo ao corpo emocional. Os nódulos resultantes de emoções e experiências contraídas no corpo são estimulados, proporcionando um processo íntimo de auto-conhecimento e de transformação interna e externa, a partir da consciência corporal. Esse sistema de tratamento pode ser usando tanto para a harmonização, o equilíbrio e a revitalização, como para o tratamento de problemas crónicos e agudos, situados em áreas do corpo como: pescoço, braços, costas, pélvis ou joelhos. A massagem é de âmbito preventivo, tanto quanto curativo.
ACUPUNTURA
Age em áreas cerebrais conhecidas por reduzir a sensibilidade a dor e stress, e promove relaxamento e desactivação da região “analítica” cerebral, que é responsável pelas preocupações excessivas e ansiedade (Hui 2010)
Regula níveis de neurotransmissores (ou os seus moduladores) e hormonas como a serotonina, noradrenalina, dopamina, gaba, neuropeptídeo Y e ACTH; alterando assim a neuroquímica do sistema nervoso central, auxiliando na modulação dos estados afectivos negativos (Lee 2009, Samuels 2008, Zhou 2008, Yuan 2007).
Estimula a produção de opióides endógenos que afectam o sistema nervoso autónomo (Arranz 2007). O stress activa o sistema nervoso simpático, enquanto que a Acupuntura pode ativar o sistema nervoso parassimpático, que tem efeitos opostos ao simpático, iniciando a resposta de relaxamento.
Diminui os níveis de citocinas inflamatórias relacionadas à ansiedade (Arranz 2007)
Diminui as mudanças relacionadas ao stress na bioquímica e comportamento (Kim 2009).
NÃO CONVIVA COM A DOENÇA. PREVINA-SE!








Comentários