top of page

Semente de Lótus (Lian Zi)

  • Miguel Branco
  • 16 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2019



Benefícios de semente de lótus


É rico em cálcio, fósforo e potássio, que são os principais componentes que formam os ossos e os dentes. Além disso, promovem a coagulação sanguínea, activam certas enzimas, mantêm a condução nervosa, acalmam os nervos e mantêm a flexibilidade muscular e o ritmo cardíaco, entre outras. Como um componente importante da proteína nuclear, o fósforo pode ajudar o corpo a metabolizar a proteína, a gordura e os carbohidratos, mantém o equilíbrio ácido-base e desempenha um papel importante na formação do esperma.

As sementes de lótus têm efeito sedativo, o que pode ser de grande ajuda para pessoas de meia-idade e idosas, especialmente para o trabalho mental, pois pode melhorar a função cerebral, a memória, a eficiência do trabalho e prevenir o surgimento de demência. A plúmula de lótus tem um gosto realmente amargo, mas tem um efeito cardíaco significativo, que pode expandir o vaso periférico e, assim, reduzir a pressão arterial. Além disso, é bom para limpar o fogo do coração, tratar feridas na boca e ajuda a melhorar a qualidade do sono.


Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as sementes de lótus são plantas que pertencem à categoria "Ervas que se estabilizam e seguram". Esta categoria de ervas pode ser usada para tratar descargas anormais e ptose de órgãos. Condições como diarreia, corrimento anormal da vagina, pénis, etc. É importante notar que as ervas desta categoria tratam apenas os sintomas, por isso também é necessário usar ervas para tratar a Deficiência subjacente.



Além disso, as sementes de lótus são plantas que são neutras por natureza, sendo que apresentam sabores de azedo e doce. Isso significa que as sementes de lótus geralmente não afectam o equilíbrio do corpo. O equilíbrio entre o Yin e o Yang é um conceito-chave de saúde na MTC. Comer muitos ingredientes "quentes" (Yang) pode levar a um desequilíbrio pelo qual se tem um excesso de Yang. O inverso é verdadeiro também: muitos ingredientes "frios" (Yin) podem levar a um excesso de Yin. A natureza neutra destas sementes não produz desequilíbrios neste conceito!


Ingredientes azedos, como sementes de lótus, ajudam na digestão e restringem descargas anormais de fluidos do corpo, como diarreia ou transpiração intensa. Por outro lado, os ingredientes doces tendem a retardar as reacções agudas e a desintoxicar o corpo. Eles também têm um efeito tónico porque reabastecem o Qi e o Sangue.


Acredita-se que essas sementes de lótus tenham como alvo o Baço, o Coração e o Rim. Na MTC, o Baço ajuda na digestão, na coagulação do sangue e no metabolismo de fluidos no corpo. Além de regular o fluxo sanguíneo, acredita-se que o Coração é a reserva do "espírito" que basicamente é a vitalidade de alguém. Os rins não apenas regulam o sistema urinário, mas também desempenham um papel fundamental no sistema reprodutivo e no processo de crescimento e envelhecimento do corpo.



Não Conviva com a Doença! Previna-se!


Fontes:

 
 
 

Comentários


© 2025 by Manipura - Medicina Chinesa e Terapias Manuais

bottom of page