top of page

Ciática - O Que é? E como tratar?

  • Miguel Branco
  • 7 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


Já todos ouvimos falar sobre o nervo ciático, e mais do que ouvir falar, em alguns casos já o devemos ter "sentido"!


O nervo ciático começa na parte inferior da coluna e segue um longo caminho através da nádega, descendo pela parte de trás da coxa e da perna, e finalmente termina no pé.


O nervo ciático é formado pela combinação de 5 nervos na coluna lombar e sacral - L4, L5, S1, S2 e S3. Essas fibras nervosas são tipicamente responsáveis ​​pelas funções motoras e sensoriais da parte inferior do corpo. Os 5 nervos agrupam-se junto à superfície frontal do músculo piriforme, profundamente na nádega e formam o grande e espesso nervo ciático.


O nervo ciático tem funções motoras e sensoriais que incluem:

Flexão do joelho, Adução do quadril, Flexão plantar, Flexão dos dedos dos pés, Dorsiflexão do pé e Extensão dos dedos.

Quando o nervo ciático é comprimido, é comum experimentar funções motoras reduzidas e fraqueza na perna afectada, entre outros sintomas.


O nervo progride da nádega para baixo entre os músculos da coxa e é cercado por uma única bainha gordurosa longa da pélvis para o joelho, onde se divide. Em cerca de 10% da população, o nervo pode-se dividir acima do joelho.


Para a MTC, na neuralgia ciática é importante identificar quais os canais de energia afectados. Por norma, são a Bexiga, Vesícula Biliar, e Estômago. Pode a origem da dor ser num ou em vários canais.


Se a neuralgia piora pela manhã, com sensação de peso nas pernas, agravada pela exposição ao frio e humidade e é aliviada pela aplicação de calor é devido a frio-humidade, o pulso deverá estar profundo, deslizante e lento.


Uma dor intensa pela perna que piora à tarde ou ao anoitecer, com sensação de calor, formigamento e peso nas pernas é devido a humidade-Calor. O pulso deverá estar superficial, deslizante e rápido.


Dor intensa na perna, em forma de pontada, aliviada com movimentos suaves e agravada com repouso ou sentada, e surge durante a noite, é devido a estagnação de Qi e Sangue.


Caso a dor na perna seja do tipo "surda", que alivia com repouso e piora com esforço, acompanhada de dor lombar, joelhos frios e fracos, sensação de peso e frio nas pernas, palidez, cansaço, urina clara e abundante apresentando um pulso profundo e fraco é devido a deficiência de Yang do Rim.


O tratamento da ciática pode incluir Acupuntura, Tui-Na, Seitai, Auriculoterapia entre outras técnicas.


NÃO CONVIVA COM A DOENÇA! PREVINA-SE!


Fontes:

Inada, Tetsuo in Acupuntura e Moxabustão,

 
 
 

Comentários


© 2025 by Manipura - Medicina Chinesa e Terapias Manuais

bottom of page