top of page

Dióspiro (Shi Zi)

  • Miguel Branco
  • 19 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Não sabe o que fazer ao excesso de dióspiros?? Aqui tem uma ideia!

Classificação na medicina tradicional chinesa:

É de natureza fria e doce. Tonifica o Yin e elimina calor. Actua sobre os meridianos do Baço, Pulmão, Intestino Grosso e Rim.

É um fruto moderadamente rico em calorias mas com um baixo teor de gordura. Possui uma textura suave e é uma óptima fonte dietética de fibra. Uma porção de 100g deste fruto possui 3,6g de fibra, aproximadamente 9,5% da dose diária recomendada deste nutriente.

O dióspiro possui flavonoides com potencial antioxidante, como são o exemplo das catequinas. Sugere-se que as catequinas possuem propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas.





Um dos frutos mais bonitos e benéficos do outono é o brilhante dióspiro laranja-avermelhado. Os dióspiros têm desempenhado um papel na medicina tradicional chinesa há mais de 2.000 anos: a sua pele, folhas e caule são excelentes. A fruta avermelhada brilhante em forma de lanternas chinesas redondas é muitas vezes dada como presentes de sorte para recém-casados ​​para simbolizar o amor eterno. De acordo com a MTC , os dióspiros são carregados com energia yin fria e, portanto, são potentes na expulsão do calor patogénico. Eles são carregados com antioxidantes, vitaminas A e C, fósforo, manganês, iodo e outros elementos. São ricos em fibras e calorias. A MTC diz que o dióspiro suculento e "frio" pode ajudar a promover fluidos, nutrir os pulmões, dissipar o calor patogénico, reduzir o sangramento interno e coágulos sanguíneos e ajudar o sistema digestivo. É bom para ressacas e hemorróidas também. O conteúdo de iodo pode ajudar pacientes com bócio. São usados ​​para tratar a tosse persistente causada por calor patogénico nos pulmões, diarreia devido a um sistema digestivo fraco, pressão alta, endurecimento das artérias e sangue na fleuma, na urina e nas fezes. Ao contrário de outros frutos, o dióspiro fresco não está disponível durante todo o ano. Dióspiro seco, no entanto, pode ser consumido por seis meses, se mantido longe da luz do sol e da humidade.

Dióspireiro

Além da fruta, beber chá dos caules e folhas pode ajudar a aliviar os soluços e tosse, assim como pode ajudar a baixar a pressão arterial e tratar o endurecimento das artérias. Alguns senãos:

  • Já que é um alimento 'frio', as pessoas 'frias' não devem comer muito, pois pode causar diarreia;

  • Os diabéticos devem ter cuidado com seu alto teor de açúcar;

  • Os pacientes com anemia devem saber que o alto teor de tanino pode inibir a absorção de ferro;

  • Os portadores de gastrite crónica devem evitá-lo, pois o tanino pode perturbar o estômago;

Se você comer dióspiro, coma-o depois das refeições e descasque-o, já que a maior parte do ácido tânico está na casca. Comê-los com o estômago vazio não é recomendado, pois o consumo excessivo pode causar pedras. Ninguém deve comer mais do que três de cada vez, porque eles contêm muita energia "fria". Evite comer em simultâneo, tâmaras pretas, caranguejo, ganso, ovos, batata-doce e vinagre. Gargareje e limpe os dentes depois de comer dióspiro para que o ácido tânico e a pectina e o açúcar não danifiquem os dentes.



Tradução livre do artigo " Persimmons for heat, hiccoughs, hemorrhoids, hangover" - http://www.china.org.cn/health/2008-09/09/content_16416466.htm

 
 
 

Comentários


© 2025 by Manipura - Medicina Chinesa e Terapias Manuais

bottom of page