top of page

Jujuba Chinesa

  • Miguel Branco
  • 28 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura


Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as "tâmaras" da Jujuba, são frutos que pertencem à categoria 'Tonic herbs for Qi Deficiency'. As ervas tónicas são usadas para padrões de Deficiência, quando se encontram em falta um dos "Quatro Tesouros" (Qi, Sangue, Yin e Yang) da MTC. Qi tónicos são tipicamente doces e tendem a "entrar" no Baço e Pulmões porque esses órgãos estão mais envolvidos com a produção de Qi.

Além disso, as "tâmaras" da Jujuba são quentes por natureza. Isso significa que as "tâmaras" da Jujuba tendem a ajudar pessoas que sentem muito "frio" no corpo, embora com menos efeito do que uma planta que seja quente por natureza. O equilíbrio entre o Yin e o Yang é um conceito-chave de saúde na MTC. Dizem que, os que têm muito frio no corpo têm um excesso de Yin (Yin = frio) ou uma deficiência de Yang (Yang = Quente). Dependendo da sua condição, as "tâmaras" da Jujuba podem ajudar a restaurar o equilíbrio harmonioso entre o Yin e o Yang.

As "tâmaras" da Jujuba são doces. A chamada teoria dos "cinco elementos" ou "5 movimentos" na Medicina Chinesa afirma que o sabor dos ingredientes da MTC é um factor determinante na acção no corpo. Ingredientes doces como "tâmaras" da Jujuba tendem a retardar reacções agudas e a desintoxicar o corpo. Têm também um efeito tónico porque reabastecem o Qi e o Sangue.



Os sabores dos ingredientes na MTC também determinam quais os órgãos e meridianos associados. Acredita-se que as "tâmaras" da Jujuba tenham como alvo o Baço e o Estômago. Na MTC, o Baço ajuda na digestão, na coagulação do sangue e no metabolismo de fluidos no corpo. O estômago, por outro lado, é responsável por receber e transformar alimentos e líquidos ingeridos, assim como tem a função de "descida" dos elementos digeridos para o Intestino Delgado.


A Jujuba em fruto, em Portugal, não é fácil encontrar. Cultiva-se no Algarve, contudo não encontramos facilmente nos supermercados. Talvez aqui, possam encontrar em fruto. Pode ser encontrado em forma de suplemento também! Contudo, deve primeiro informar-se com o seu médico/terapeuta sobre a necessidade e efeitos da toma de suplementação.


Propriedades:

Doce, quente; entraram os meridianos do baço, estômago e coração.


Acções:

Tonifica o Qi, tonifica o Baço, nutre o sangue e induz a tranquilidade.


Indicações:

Síndromes de deficiência de Qi do Baço

Indicado para falta de apetite com emagrecimento, fadiga, fezes moles devido à desnutrição causada pela deficiência de Qi do Baço. Para casos graves de deficiência de Qi, é comummente combinado com tónicos de Qi e Baço. Por exemplo, é usado com Ren Shen e Bai Zhu.

Inquietação e insónia devido à deficiência cardíaca:

Pode nutrir o sangue do coração e induzir a tranquilidade. Para inquietação, insónia e instabilidade emocional, devido à desnutrição do coração! É comummente combinada com ervas que tonificam o coração. Por exemplo, é usado com Fu Xiao Mai e Gan Cao em Gan Mai Da Zao Tang. Para palpitação, insónia e amnésia devido à deficiência de coração e baço, ele é combinado com ervas tonificantes, nutritivas e tranquilizantes. Por exemplo, é usado com Ren Shen, Dang Gui e Suan Zao Ren em Gui Pi Tang de Ji Sheng Fang.


Síndromes de deficiência sanguínea:

É indicado para a tez pálida devido à deficiência de sangue, pois possui as acções de tonificação do Qi e do sangue nutritivo. Para síndromes de deficiência de sangue, é combinado com tónico de Qi e sangue, como Dang Shen, Dang Gui e Shu Di Huang.

Além disso, é usado em algumas receitas para proteger o Qi do estômago e aliviar a toxicidade de algumas ervas.


Cuidados:

Deve ser usado com precaução em casos de catarro húmido ou estagnação de alimentos porque pode ajudar a humidade a produzir calor e induzir a distensão no aquecedor médio.


Fontes:

 
 
 

Comentários


© 2025 by Manipura - Medicina Chinesa e Terapias Manuais

bottom of page