top of page

Lírio (Bai He)

  • Miguel Branco
  • 5 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura



O que é o bulbo de Lírio? Serve exactamente para...?


Os Lírios estão entre as mais antigas plantas cultivadas no mundo. Nativas da Ásia Oriental, os Lírios são encontrados hoje em todo o mundo, e têm sido usados ​​em preparações de ervas e medicamentos há séculos. Já no século II A.C., os Lírios eram usados ​​em pomadas medicinais em algumas partes da Ásia.

Os antigos gregos e romanos também plantaram Lírios para fins medicinais e ornamentais. Hoje, o Lírio ainda é cultivado na China como alimento, como planta ornamental e para fins medicinais.

Embora possam ser cultivados a partir de sementes, os Lírios geralmente são criados a partir de bulbos. Tradicionalmente colhidos no outono, depois de limpos, são lavados em água fervida ou cozidos a vapor, depois levemente assados, fritos com mel ou secos ao sol.

A maioria dos bulbos de lírio tem aparência branca ou levemente amarelada e tem um leve odor.

Estudos recentes descobriram que os bulbos de Lírio contêm uma variedade de substâncias que podem promover saúde e bem-estar. Além de proteínas e amidos, os bulbos de lírio contêm pequenas quantidades de cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e C.

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, os bulbos de Lírio têm propriedades doces e ligeiramente frias, e estão associados aos meridianos do Pulmão e do Coração. Os bulbos de Lírio são usados para aliviar a tosse, a garganta seca e outras doenças respiratórias, para eliminar o calor e para tratar insónia e palpitações cardíacas.

As suas propriedades tónicas fazem dela uma boa escolha para promover um sono tranquilo e tratar a inquietação e a irritabilidade.


Como encontrar bulbo de Lírio?

Bulbos secos de lírio cru estão disponíveis em muitas lojas de ervas e mercados tradicionais da Ásia. Em Portugal não é fácil encontrar Lírios, em formato "comestível", contudo podem encontrar em chá aqui, ou em ervanários e casas especializadas em chá!

A toma deve ser responsável e supervisionada por pessoal habilitado, caso se faça chá utilizando as pétalas ou a raiz extraídas directamente da flor. Escolha sempre opções que permitam a toma das ervas/plantas/extratos que tenham sido previamente controlados.


Principais acções de acordo com a MTC: Elimina o calor e interrompe a tosse devido à Deficiência do Pulmão Yin ou ao Calor do Pulmão. Elimina o Calor do Coração e acalma o Espírito (Shen).


Principais condições ou sintomas para os quais os bulbos de Lírios são prescritos: Tosse convulsa, Palpitações da expectoração, Inquietação, Insónia, Bronquite, Pneumonia;


Contra-indicações: Não deve ser usado por pessoas com condições Vento-Frio quando há fleuma, nem deve ser usado quando há Deficiência do Baço com diarreia.


Sopa de Bulbo de Lírio e sementes de Lótus


Mais uma boa receita para o verão:


Bulbo de lírio e aipo frito (西芹 百合)

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de cozimento rápido: 15 minutos

2 chávenas de bulbos de lírio separados (百合)

2 chávenas Aipo fatiado

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de alho picado

1/4 xícara de vinho para cozinhar

1 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de pimenta branca moída

1 pimentão vermelho em fatias finas (opcional)

1 colher de chá de amido de milho misturado com 1/4 xícara de água


Preparação: Separe as secções dos bulbos de lírio cortando a parte superior e a parte inferior dos bulbos. passe por água para limpar. Coloque numa tigela e reserve. Fatie o aipo em lascas e reserve.

Num Wok aqueça óleo vegetal até ferver. Adicione o alho ao Wok e frite rapidamente derca de 30 segundos. Adicione o aipo e o vinho ao Wok. Continue a fritar mais um minuto. Cubra a Wok e cozinhe por cerca de 2 minutos. Se o líquido evaporar muito rapidamente, adicione 1/4 chávena de água ao Wok. Adicione os bulbos de lírio, sal, pimenta branca e o pimento vermelho opcional, se desejar. Frite por mais um minuto e depois engrosse o molho com a mistura de amido de milho e água. Sirva imediatamente.


Bom proveito!


NÃO CONVIVA COM A DOENÇA! PREVINA-SE!


Fontes:

 
 
 

Comentários


© 2025 by Manipura - Medicina Chinesa e Terapias Manuais

bottom of page