☯ Yin - Yang - A eterna polaridade ☯
- Miguel Branco
- 14 de ago. de 2019
- 5 min de leitura

A mais antiga referência ao Yin Yang surge no livro das mutações Yi Jing datado de 700 a.c.
O conceito por trás desta filosofia é bastante simples, contudo encerra uma profunda e complexa articulação de factores que muitas vezes o tornam de difícil compreensão.
Contrariamente à filosofia ocidental baseada na teoria dos contrastes, Yin-Yang são opostos e complementares.
Originou-se pela simples observação da natureza, observações simples que nos dias de hoje não são questionáveis, mas que à data seriam objecto de reflexão. Exemplo disso temos o fenómeno do dia e noite. Se hoje este tema não é tema propriamente de conversa, à séculos atrás o humano inquiria-se sobre que fenómeno era este! À luz da teoria Yin-Yang, o dia corresponde ao Yang e a noite ao Yin. Desta maneira pode-se afirmar que tudo o que corresponde ao dia é Yang, ou seja, luz, actividade, luminosidade, sol, calor, céu, etc..Tudo o que representa a noite é Yin, descanso, inactividade, sombrio, escuro, frio, terra. Mas não se pense, que tudo o que é Yin ou Yang é absoluto. Através da observação da natureza percebeu-se que este fenómeno não se encerrava em absolutismos. Um desses exemplos, ocorre quando observamos o pôr do sol. Ora este fenómeno representa um estágio de inter-transformação, ou seja, o Yang transforma-se em Yin, assim como acontece o oposto ao nascer do sol quando o Yin transforma-se em Yang. Outra curiosidade tem a ver com os pontos cardeais. Na cosmologia chinesa as direcções da bússula foram concebidas como se olhássemos para o Sul! O Imperador dirigia-se para sul nas cerimónias para receber o poder supremo do Yang (Céu), e o povo em direcção a norte (Yin = Terra) e por isso, tomando isto em consideração o Sul é Yang Supremo e o Norte é Yin Supremo definindo-se que a Esquerda era Yang relativo e a Direita Yin relativo.
Assim o Yin-Yang são uma expressão de dualidade no tempo e no espaço
Considerando a superfície do corpo e os membros de uma maneira particular, a parte de trás pertence ao Yang, o tórax e o abdómen pertencem ao Yin, a parte superior à cintura pertence ao Yang e a parte inferior pertence ao Yin, a face externa dos quatro membros são Yang e o interno de Yin, os canais que correm pela face interna dos membros inferiores são Yin e aqueles que correm através da face externa são Yang
Vejamos agora 4 aspectos importantes desta relação:

Oposição Mútua
Yin e Yang opõem-se mútua e constantemente. São estágios opostos de um ciclo e estados diferentes de agregação que compõem a força motriz de toda a modificação, desenvolvimento e deterioração. Contudo esta oposição é relativa uma vez que no seio do Yin mora a semente do Yang e vice-versa. Não encerram em si e em cada um o absoluto. e por isso é errado afirmar que algo ou alguma coisa é Yin ou Yang. Encerram sim, a relatividade em ambos, principalmente quando utilizamos a comparação, ora senão vejamos, é correto afirmar que a Europa é mais fria que a África, logo mais Yin, mas ao mesmo tempo se compararmos a Europa com os pólos é correto afirmar que a Europa é Yang. É esta dança incessante de relatividade que o Yin - Yang reside.
Interdependência
Tem função de controlo mútuo para que o equilíbrio seja alcançado. Por outro lado enraízam-se mutuamente: A matriz do Yang é o Yin e a matriz do Yin é o Yang.
É substancial (matéria) e também função (energia), pois para que haja função é necessário substância e vice-versa. Embora sejam opostos, estão de tal forma interligados que um não pode existir sem o outro. São peças de engrenagem de um mecanismo maior chamado natureza!
Não pode haver dia sem a noite, não há energia sem matéria, não há contracção sem expansão, nem haver parte de cima sem existir a de baixo.
Redução - Crescimento
Redução significa perder ou enfraquecer e crescer implica vencer ou reforçar. Estes dois aspectos do Yin e Yang não apresentam dinâmicas estáticas, mas sim permanentes! A redução ou crescimento do Yin ou Yang inevitavelmente irá afectar a performance tanto de Yin como Yang, ou seja, a redução do Yin levará ao crescimento do Yang e vice-versa. esta é uma realidade inviolável, pelo que, traduzindo a relação Yin-Yang nas actividades funcionais do corpo humano, percebemos que esta relação é simbiótica e dependente para que o equilíbrio seja alcançado. Recheando-nos de mais um exemplo podemos afirmar que após a actividade física = função = Yang, sugere um desgaste de Yin necessariamente, daí a necessidade de repouso, sendo que nesse período de repouso existe uma diminuição da função (Yang) e um aumento do processo de formação e armazenamento de substâncias nutritivas (Yin) para restabelecer novamente a balança, podendo afirmar por isso que o crescimento mutuo é impossível de se manter.
Em condições normais, um equilíbrio relativo é mantido, sob condições anormais ele predominará ou Yin ou Yang.
No processo de crescimento mútuo e redução, quando há uma manifestação de perda do equilíbrio relativo entre Yin e Yang haverá uma incapacidade de corrigir esse desequilíbrio, o domínio do Yin ou Yang surgirá forçosamente! Este é o factor causador da doença na visão da MTC.

Intertransformação
Quando falamos de Intertransformação yin/yang estamos perante uma Mudança Qualitativa, ou seja, muda a sua qualidade inerente.
Yin e Yang não são estáticos, pelo que, perante determinadas condições podem transformar-se um no outro. A condição indispensável para que algo ocorra é o chegar ao seu ponto Extremo.
A intertransformação do Yin e do Yang significa que, sob certas circunstâncias, cada um dos dois aspectos transforma-se no oposto, por exemplo, Yin pode ser transformado em Yang e Yang em Yin. O facto de que a transformação pode ser realizada depende principalmente da possibilidade de mudança do que estejamos a observar e, além disso, as condições externas são indispensáveis.
O desenvolvimento e a mudança de algo necessita de um processo, de um período de tempo, e as condições externas para a intertransformação de algo também são gradualmente aperfeiçoadas. O mesmo é aplicado para a intertransformação de Yin e Yang. O Neijing diz: "Depois do movimento deve haver quietude; Yang é transformado em Yin". E acrescenta: "A geração de uma coisa deve-se à transformação; a degeneração de algo deve-se à transformação". Isto significa que quando algo atinge um certo limite,um estágio, a mudança na direcção oposta é inevitável, isto é, uma mudança quantitativa leva a uma mudança qualitativa. A intertransformação do Yin e Yang é a lei universal que governa o desenvolvimento e a mudança das coisas. Por exemplo, a primavera começa com seu calor quando o frio do inverno não atinge seu máximo; o frio do outono chega quando o calor do verão atinge seu máximo. O mesmo acontece na transformação da natureza da doença. Um paciente que sofreu uma crise febril aguda após febre alta contínua apresenta uma diminuição na temperatura corporal, palidez, membros frios etc... Isso indica que a doença do paciente foi transformada de Yang para Yin e o método de tratamento irá variar de acordo com essas mudanças.
O ponto extremo Yang é quando começa a nascer o Yin.
“... (se) Yin está calmo e yang conservado, o espírito estará em ordem… (se) yin e yang se separam definitivamente a energia essencial esgotar-se-á…”
Huang di nei jing – Su wen
Sobre Yin Yang, muito mais haveria a dizer! Pretende-se apenas enumerar as características mais importantes desta teoria milenar. Importa ao leitor saber mais sobre o assunto e explorá-lo!
Fontes:
Bejing in Fundamientos de acupuntura y Moxibustion
Maciocia, Giovanni in Os Fundamentos da Medicina Chinesa
Comments